Animal gripado não!

Animal gripado não!

Cachorros e gatos também podem sofrer com a gripe durante o inverno. Os filhotes de cachorros e gatos são os que mais sofrem de complicações respiratórias, que podem ser agravadas, transformar-se em um pneumonia e levar a morte de cachorros ou gatos. Se gatos ou  cachorros apresentarem tosse, espirros, febre, ausência de apetite e de disposição por mais de dois dias, é melhor levar seus cachorros ou gatos ao veterinário.

Os vírus e bactérias que podem causar problemas respiratórios em cachorros e gatos não são os mesmos que afetam as pessoas. No caso dos cachorros, o maior meio de transmissão é de focinho para focinho. Portanto, é importante que durante o inverno, quando a umidade é mais baixa, que se evite locais com aglomeração de cachorros e horários movimentados com muitos pets. Além das doenças de caráter respiratório, como a cinomose e hepatite infecciosa canina, existem reações alérgicas que muitos cachorros sofrem nessa época do ano, devido a baixa umidade relativa do ar.

Já no caso dos gatos, diferente dos cachorros, eles dificilmente sofrerão com doenças transmissíveis pelo ar. Gatos geralmente têm rinotraqueíte, uma inflamação que ataca os gatos. Os cuidados com os gatos são baseados em evitar que ele pegue uma corrente de ar e choque térmico quando sair do banho e, claro, vacinar os gatos. Essa gripe de gatos pode ser tratada com vitaminas, antibióticos ou internação do pet.

De maneira geral, para cachorros e gatos, é importante deixá-los protegidos do frio, principalmente durante a noite. Vacinação e acompanhamento veterinário são fundamentais para cachorros e gatos. Vasilhas e potes para alimentar devem ser individuais de cada pet. Dê banhos somente quando necessário, principalmente para os gatos. E não se esqueça de ficar atento ao focinho dos cachorros ou gatos, pois ele, se estiver escorrendo, indica gripes em cachorros e gatos.

E para garantir a saúde de seus gatos ou cachorros, consulte sempre um veterinário e siga suas instruções. E caso precise medicar seu animal, procure medicamentos no site do Meu Amigo Pet!

Fonte: Revista Época


Anterior: Benefícios da massagem em cães Próximo: Concurso Cultural ‘Cão Genial’