Animal de estimação ou carpete?

Animal de estimação ou carpete?

Quem o vê pela primeira vez pode até confundir com um carpete felpudo, mas na verdade é o simpático Komondor.

O cão é uma antiga raça que surgiu na Hungria, mas que originou-se na Ásia. Na época (século XVI), ele era um excelente guardião dos rebanhos (pastor), especialmente o de ovelhas. Apesar de ser um cão de séculos atrás, seu padrão oficial só foi redigido em 1920, e especula-se que é descendente da raça mastim tibetano.

           Pelo fato de ser um cão originariamente de guarda, é extremamente grande, forte e robusto. Seus pelos são mais finos na camada interna, e ficam mais grossos conforme ao longo do seu comprimento (que pode chegar a até 27cm), atingindo um aspecto de corda trançada. Portanto, os pelos precisam ser cortados a cada três meses, e uma vez por mês tem de ser separados e penteados para remoção de sujeira.

           Esta simpática raça possui uma expectativa de vida entre 10 e 12 anos de idade, a qual o macho atinge o mínimo de 70cm e a femea 65cm, ambos entre 40 e 60kg.

           Já que o komondor pertence á uma raça pastora , é muito corajoso e defensor de seu território. Assim, prefere dormir durante o dia e é mais ativo, mas silencioso á noite – adaptando-se perfeitamente aos ambientes urbanos como cão de guarda de propriedades, ou mesmo cão de companhia.

          Ele é um cão extremamente ativo e portanto necessita praticar exercícios diretamente, mas dispense a prática de natação, já que seus pelos demoram muito a secar. Além disto, a raça é adequada a lugares com bastante, para que possa exercitar e por conta do seu grande porte.

           No Brasil, a raça é um pouco difícil de ser encontrada, já que em sua maioria são exportados de Portugal, outros lugares da Europa e Estados Unidos. Mas se você tem bastante espaço para que ele possa brincar e vigiar tudo a sua volta, será um ótimo e fiel companheiro de guarda. O que achou do komondor, você teria um?

          Se você já é um defensor dos cães de grande porte e não pensa duas vezes para compartilhar do carinho e admiração por eles, aproveite aqui as ofertas de rações especificas para o seu melhor amigo: http://bit.ly/16vLdl8

Fontes:

http://bit.ly/19fHGI4

http://bit.ly/19fHKrl

http://bit.ly/17erVgK


Anterior: A importância da sociabilização do filhote Próximo: Benefícios da Massagem em Cães