A importância da proteína na alimentação dos pets

A proteína é um ingrediente fundamental na alimentação dos pets e possui diversas funções no organismo, como renovar as estruturas dos órgãos internos, transportar determinadas células e constituir os hormômios que regulam o funcionamento de diversos orgãos e anticorpos do corpo.

Ao escolher um alimento para nossos animais, o correto é prestar atenção na qualidade da proteína, e não na quantidade. Todos os produtos industrializados possuem a substância, mas alguns com qualidade menor, e é isso que os diferem em categorias, como econômicos, standard, premium e super premium.

É muito comum encontar produtos que dizem possuir 22% de proteína para cães adultos, mas, em grande parte das vezes, a fonte da proteína pode ser pena de galinha, que não pode ser digerida pelo animal, o que já faz cair a taxa da substâncio no produto.

Alguns produtos contêm baixa digestibilidade e também merecem certa atenção, como é o caso dos miúdos de carne e farinha de ossos. No caso de um produto para cães adultos com 18% de proteína, vinda de carne fresca, galinha, ovelha ou peru, mas com uma digestibilidade de 88 a 92%, há um caso de um aproveitamento muito melhor, eliminando uma quantidade de proteína muito pequena de fezes.

Para donos de animais de estimação, o importante é ficar atento à lista de ingredientes descrita nas embalagens dos alimentos como “composição básica”. É raro as embalagens colocarem o nível de digestibilidade do produto, no entanto, o selo PIQ Pet (Programa Integrado de Qualidade Pet) tem como objetivo a certificação voluntária das indústrias do setor e, com isso, os consumidores terão maior facilidade em perceber os níveis de garantia do produto.

Por exemplo, produtos premium para cães terão que possuir uma digestibilidade de matéria seca maior ou igual a 75%, Proteína Bruta maior ou igual a 75%, extrato etéreo (gordura) maior ou igual a 85% e extrativo não nitrogenado (ENN) maior ou igual a 80%.

Fique atento e só dê o melhor para o seu pet!

E lembre-se: as melhores rações do mercado, você encontra no site do Meu Amigo Pet!


Anterior: Raças: Ocicat Próximo: ABEAC – uma história de amor e adoção